sábado, 1 de outubro de 2011

Festa de Outubro


Cerveja a gente bebe todo dia. Festa tem de aniversário e aquelas, bem mais interessantes, promovidas pela digníssima, quando os astros colaboram. Mas, melhor do que isso tudo é a Oktoberfest. Quem já teve oportunidade de conhecer sabe que se trata de uma festa familiar, alegre, com muita música, trajes e comidas típicas alemãs, além de muita cerveja, é claro.


Nas Oktoberfests tradicionais quase não se vê confusão, pegação e nem bêbado chato: fica todo mundo no clima da animação e dentro do seu limite etílico.

Mas acho que o que mais me anima é a possibilidade de tomar muita cerveja boa, o que nem sempre é possível. Por ser uma festa anual, grande e muito esperada, dá pra reunir várias marcas e tipos num único local, a um custo razoável. Tudo graças ao volume e à logística. Prost!


A Oktoberfest surgiu na região da Bavária, Alemanha, mais precisamente na cidade de Munich , em 1810. Trata-se de um evento de pouco mais de duas semanas que entre o final de Setembro e o primeiro Domingo de Outubro. Somente cervejas produzidas na região são permitidas e há até um estilo próprio denominando cervejas criadas para a festa (Oktoberfest ou Marzen). Ao longo dos anos, a festa de Munich foi sendo reproduzida ao redor do mundo, geralmente idealizada por imigrantes Alemães e seus descendentes. As maiores Oktoberfests fora da Alemanhã ocorrem anualmente no Canadá e no Brasil (Blumenau - SC) e nos EUA.


É curioso saber que a primeira Oktoberfest se deu em comemoração ao casamento do Príncipe herdeiro do trono, Ludwig e da Princesa Therese of Saxony-Hildburghausen (que ajudou a dar nome ao local da festa), em 12 de Outubro de 1810. O período foi escolhido por causa do clima mais ameno. Naquele ano, corridas de cavalos deram término ao evento. A tradição da festa surgiu no ano seguinte, quando decidiram repetir as corridas de cavalos. -Se beber não cavalgue, alguém deve ter pensado.


Que venha a centésima septagésima oitava Oktoberfest!

Nenhum comentário:

Postar um comentário